18 de setembro de 2012

Lançamentos de livros no ENPERFI !

Durante nosso encontro, sobretudo no dia 20 de Novembro, teremos lançamentos de livros relacionados a filosofia, religião e linguagem na Índia - bem como em outras culturas asiáticas.
Será um momento de descontração, acompanhado de boa música indiana, no qual os participantes do evento poderão adquirir as obras e conversar com os autores.


Vejam os títulos abaixo: 


Cultura Oriental: língua, filosofia e crença – Volume 1
Autores: Maria Lucia Abaurre Gnerre e Fabricio Possebon ( Orgs.)
(João Pessoa: Ed. UFPB, 2012)
Apresentamos aos leitores o primeiro volume da obra “Cultura Oriental: língua, filosofia e crença”. Esta obra, em três volumes, reúne capítulos produzidos por pesquisadores de diversas instituições brasileiras, que nos mostram diferentes aspectos de suas pesquisas; todas elas vinculadas a um campo religioso, filosófico e linguístico que se convencionou chamar de “oriente”. Com esta coletânea, o leitor poderá ter um panorama das pesquisas e diálogos que se estabelecem a partir do Brasil com importantes tradições asiáticas. Este primeiro volume conta com uma introdução de Maria Lucia Abaurre Gnerre (UFPB) e Maria Bernadete Abaurre (Unicamp), e três capítulos produzidos por Dilip Loundo (UFJF), Flávia Bianchini (UFPB) e Arilson Oliveira (UFMS). 


 


Cultura Oriental: língua, filosofia e crença – Volume 2
Autores: Maria Lucia Abaurre Gnerre e Fabricio Possebon (Orgs.)
( João Pessoa: Ed. UFPB, 2012)

Este segundo volume da obra “Cultura Oriental: língua, filosofia e crença” também apresenta aos leitores um importante conjunto de capítulos produzidos por pesquisadores de diversas instituições brasileiras, que revelam outros aspectos do campo religioso, filosófico e linguístico que se convencionou chamar de “oriente”. Este volume conta com uma introdução de Maria Lucia Abaurre Gnerre (UFPB) e Maria Bernadete Abaurre (Unicamp) e capítulos produzidos por Maria Valíria Aderson de Mello Vargas (USP), Mário Ferreira (USP), Roberto Martins (UEPB/Unicamp) Leyla Thays Brito da Silva (UFPB), Fabrício Possebon (UFPB), Flávia Bianchini (UFPB), Gracilene Félix de Medeiros (UFPB), Klara Schenkel (UFPB) e Tales Nunes (UFSC).




O Yoga Tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos
Autor: Roberto de Andrade Martins
(São Paulo: Shri Yoga Devi, 2012)

Este livro fornece a base teórica para a compreensão do Yoga tradicional indiano, exposto por Patañjali no Yoga-Sūtra. Tal fundamentação conceitual é muito importante para quem quer se dedicar à prática dos membros internos do Yoga, como a meditação (dhyāna). Além de explicações detalhadas sobre as bases do Yoga de Patañjali e sua relação com a filosofia Sāṅkhya, essa obra contém também uma tradução de dois textos fundamentais: o Yoga-Sūtra e o Sāṅkhya-Karikā de Īśvarakṛṣṇa, acompanhados pelo texto em sânscrito transliterado. Esta é uma versão revista e ampliada de uma obra publicada em 2007: "Significado e bases do Rāja-Yoga: uma introdução ao Yoga-Sūtra de Patañjali baseada em textos clássicos" (Rio de Janeiro: Corifeu, 2007). As duas principais adições são a Apresentação, por Flávia Bianchini, que descreve a chegada do Rāja-Yoga no ocidente, e um capítulo especial da mesma autora sobre a história do Yoga-Sūtra e sobre Patañjali.
Mais informações: http://www.shri-yoga-devi.org/eventos/yoga-tradicional.html




 


Schopenhauer e o budismo: a impermanência, a insatisfatoriedade e a insubstancialidade da existência.
Autor: Deyve Redyson
( João Pessoa: Ideia/Ed. UFPB, 2012) 
Nessa obra, Deyve Redyson explora o pensamento de Schopenhauer e suas conexões com o pensamento budista (que se desenvolveu na Índia, China e Japão) a partir de determinados conceitos filosóficos. O autor examina o texto do filósofo alemão em busca de ideias advindas do budismo, e nos mostra como tais ideias contribuem para a formação do pensamento e da obra Schopenhauer - obra que por sua vez transforma profundamente a perspectiva da filosofia ocidental sobre a existência intrínseca do ser e mundo. Como o próprio autor aponta, existem publicações anteriores sobre esta temática feitas, sobretudo, por pesquisadores da Europa e Estados Unidos. No entanto, trata-se de um tema pouco explorado entre os pesquisadores do Brasil. E, justamente por isso devemos ressaltar o caráter inovador desta publicação.




A Concepção da Linguagem na Poesia Arcaica da Índia Antiga
Autor: Mário Ferreira.  
(João Pessoa: Editora da UFPB, 2012)

Este trabalho consiste, basicamente, num ensaio de prospecção lexicológica: trata-se, em resumo, de estudar os significados léxicos da “palavra” (vāc em sânscrito), nas dez  maṇḍala que integram o Ṛg-veda-saṁhitā ( “Coletânea do saber [revelado, expresso] na forma de estrofes”), o texto nuclear da cultura védica.  O objetivo deste importante estudo é suprimir uma lacuna da filologia védica,  assinalando-lhe as contradições e procurando oferecer-lhe, na medida do possível, uma primeira tentativa de solução.